nossa visão Institucional
Esta Instituição é resultado de uma missão e de um sonho a restauração da tão desejada escola de profetas dos tempos de Eliyahu (Elias) e Elisha (Eliseu). Trata-se de uma Instituição que busca oferecer conteúdo sobre temáticas espirituais, pouco abordado em nosso tempo, tanto no formato de Cursos Livres ou de Extensão, como na forma de Cursos de Graduação e Especialização e afins.
Para assegurar a qualidade, densidade e profundidade de todo o conteúdo produzido nesta instituição, Yeshivá Benyamin, possui parcerias contínuas com ministérios religiosos e educacionais bíblicos em Israel.
Essas instituições possuem larga experiência na formação de teólogos e indivíduos, tendo como premissa a construção de pensadores teológicos moldados por um caráter bíblico em uma ampla visão deste conhecimento e desprovido de preconceitos religiosos de qualquer natureza. Assim, também esta é a proposta da Yeshivá Benyamin e de suas instituições e empresas parceiras:
✓ O ensino de temas ligados às mais diversas religiões, respeitando todos os credos e formas de pensamento;
✓ O ensino de temas ligados às Escrituras, tendo como base os Originais Bíblicos, em posse de nossas instituições parceiras. Ao abraçar ao Centro Educacional Benyamin, você terá a sua disposição, estudiosos que têm por meta fazê-lo estudar e pensar. E mais do que isso, fazê-lo crescer como um ser espiritual que habita em um corpo humano. Por essas razões todas, a visão deste centro educacional pode ser assim resumida:
✓ Entendendo as Religiões, Aprendendo a Ser Humano e conhecendo o seu chamado.
Um caminho a se percorrer
✓ Promover e prover o mais alto nível de Educação e Pesquisa Teológica, tendo como respaldo a Torah e o Tanach e a Brit Hadashá, a bíblia em sua totalidade, com todos os seus escritos, a história, com todos os relatos, a geografia com a documentação do movimento cultural de um povo, como também da arqueologia com todos os seus achados e descobertas em seus escritos originais.
✓ Contribuir, com conhecimento e ensino, com o desenvolvimento Espiritual, Emocional, Moral, Familiar, Econômico e Social do indivíduo.
✓ Capacitar cidadãos para o exercício cotidiano do respeito e da tolerância, instrumentando-os no sentido de que busquem o seu caminho, o seu crescimento espiritual, o seu conhecimento religioso.
NOSSA MISSÃO
Por Elysha Cohen
A missão do desta instituição de ensino é de unir todos os povos que de fato confessam o senhorio de Ieshua, em um povo, trazendo a noiva do cordeiro em unidade com o padrão do Eterno, levantar um povo biblicamente instruído, que aplica as Escrituras às suas vidas e que adora ao S’nhor D’us de Israel como seu único S’nhor.
Temos como missão o cumprimento desse chamado ao mantermos uma vida pessoal de devoção e adoração, mantendo uma vida de santidade que será criada através da oração individual, juntamente com o corpo do Mashiach, com os irmãos ao redor do mundo e os nossos pares ministeriais (líderes), sejam eles judeus ou não judeus, como também todo o povo secular, que de alguma forma se acheguem a essa casa de estudo e tenham os mesmos desejos em comum.
Desejamos ministrar aos que têm fome e sede do S’nhor, não importando a situação em que esteja que tenha fome de conhecimento, que possuam um coração pronto, disposto e disponível para o chamado do S’nhor, que tenha um coração sensível e ensinável. Levando-o a libertação pessoal e individual diária do ser, através do conhecimento, acompanhando-o no crescimento e desenvolvimento de seu chamado (ministério) pelo Eterno, preparando-o para o ide, na tentativa de fazer deles discípulos, levando-os para Ieshua como autor e consumidor de sua fé.
Faremos isso através de uma equipe de líderes, pessoas treinadas, testadas e aprovadas pelo S’nhor, que tenham um caráter confiável. As mesmas conduzirão reuniões públicas e/ou particulares, onde necessário for, onde haverá liberdade de adoração, louvor, ensinamento Bíblico e ministrações pessoais ou coletivas, através da aplicação de todos os dons espirituais disponíveis, permitindo o mover do Espírito Santo como dirigente e autor dos momentos acima mencionados, tendo a Bíblia em seu original como parâmetro em todas as coisas.
Colocamos a disposição, de qualquer pessoa materiais de ensino judaico messiânicos em seus riginais com tradução direta através do Centro Educacional em: CDs, DVDs, Livros, Apostilas, Jornais, Revistas, Aulas à distância e presenciais, Workshop, Seminários e conferências, Materiais de adoração e louvor, Materiais de pesquisa Bíblica. Sempre em parceria com os nossos parceiros.
O S’nhor nos dá uma ordem, de irmos por todo o mundo e pregarmos as Boas Novas besorahot ותֹורֹשׂ ְּב (do Cordeiro (Evangelhos) para toda a criatura. De preparar o caminho do S’nhor, levando a palavra de arrependimento e proporcionando a restauração da noiva do Cordeiro, em virtude disso, nos colocamos à disposição para o serviço do ide, por onde o Eterno nos enviar.
Nosso clamor é que o Reino de nosso S’nhor se estabeleça e que o governo d’Ele faça a diferença, reconhecemos que necessitamos de seu senhorio e de seu governo para nos instruir, entendemos que a nossa vontade não está conforme as perfeições do reino de nosso S’nhor por isso nós confessamos que nossa busca e contínua a fazer o que é de sua vontade, da forma d’Ele e no tempo d’Ele, Glórias a Ele!
NOSSO ALVO
Por Elysha Cohen
Yesha’yahu (Isaías) 52, fala do cativeiro do povo do Eterno continuando a explicação do texto em Yesha’yahu (Isaías) 51:14, pois o povo estava preso e não sabia como enfrentar todos os problemas que vinham decorrentes do cativeiro.
Yesha’yahu (Isaías) a nação já estava perdida em relação ao seu relacionamento com o Eterno, mas o Eterno de Israel não se esqueceu da nação escolhida e fez com que o povo novamente percebesse o Seu poderio e as Suas promessas, por isso o Eterno exorta Israel a não temer o que o Adversário, principados, potestades, legiões demoníacas e o próprio homem poderiam fazer contra ela. O inimigo assolava o povo escolhido colocando em suas mentes e corações sofrimento, dúvida, dor e angústia (medo), mas o Eterno lembra ao povo dos primórdios da criação de tudo.
A partir de Yesha’yahu (Isaías) 51:17 o Eterno volta-se para Israel e “desperta-a” para o novo direcionamento que Ele estará fazendo na vida da nação. O povo pereceu durante o cativeiro, mas o Eterno começará a amparar o seu povo e a guerrear contra aqueles que foram contra os escolhidos, contra os que os fizeram cativos. O Eterno também é o D’us da justiça, da guerra e da ira. O povo não mais confiava naquilo que o Pai havia prometido para o seu povo e em uma visão futura a uma nação e por isso ela foi humilhada, pisoteada e suja.
Em Yesha’yahu (Isaías) 52, novamente Ele exorta o povo a abrir seus olhos para aquilo que Ele tem de privilégio para ela, a nação, o povo escolhido. D’us manda para que Jerusalém se adorne com os vestidos formosos, os quais são para a festa, bodas do cordeiro e também coloca que não mais haverá imundice na cidade santa, ou seja, o Eterno escolherá quem fica e quem sai da cidade e fará isto se cumprir.
Após tanto tempo em cativeiro o Eterno manda Israel sacudir o pó e soltar as ataduras, em outras palavras, sair do cativeiro, limpar-se espiritualmente e fisicamente, voltar os seus caminhos ao D’us de Israel, jogar fora os trapos de roupas que sobraram e também os utensílios prisionais.
Israel foi raptada sem saber o motivo implícito e nem foi comprada, simplesmente foi feita escrava de nações, povos, credos e pessoas, não se esquecendo das opressões demoníacas e o fardo de entoar louvor para o amado de suas almas em terra estranha e no meio de um povo idólatra com tanta opressão.
O povo havia saído para peregrinar, mas foi surpreendido. Agora o Eterno está em prontidão para começar a ceifar a todos aqueles que blasfemarem contra o povo escolhido e também o nome do Eterno; assim os povos saberão que o Eterno é D’us, de toda a criação e Israel novamente será relembrada como povo escolhido.
O Eterno agrada-se daqueles que anunciam as boas-novas, que prepara o caminho, daqueles que estão na obra e nos mistérios d’Ele. Assim será conhecida oh Jerusalém, pois o Eterno sairá do seu lugar para colocar Sua mão a favor de Seu povo, assim todos conhecerão que a salvação vem do Eterno através de Ieshua Há Mashiach o judeu em você.
D’us manda que não toqueis e nem ficais no meio das coisas imundas (condição de vida fora dos padrões de D’us) e ordena a purificação do povo no corpo, na alma e no espírito. O povo não será mais opresso, mas a partir de agora o Eterno será a retaguarda e a sua dianteira. É Ele quem abrirá a frente de batalha e pleiteará avante os homens, é o Eterno e não mais homens.
Adendo nosso: Povo escolhido, povo do Eterno desperta, desperta, bate a poeira e sacode o pó, pois o teu socorro já chegou. E Ieshua (Jesus) verdadeiramente é o Há Mashiach (o Messias), então nós dizemos “que venha o Seu Reino. Que o seu senhorio seja estabelecido nos quatro cantos desta Terra e que o seu remanescente se levante de todas as extremidades e a uma só voz com os anjos, arcanjos, querubins e serafins e todo os céus dizendo: “Santo, Santo, Santo é o S’nhor D’us do universo, e que verdadeiramente os céus e a terra proclamam a Sua glória, Seu senhorio e Sua Justiça”.
NOSSOS VALORES
Por Elysha Cohen
Nossos valores sempre estiveram pautados em vivermos um chamado de excelência!
Tais valores representa o melhor de nós e em nós, quem somos e de como vivemos, sabemos que somos imperfeitos, porém não estamos mais presos no sistema do príncipe deste século, entendemos de fato o que significa fazer, ser e estar como resistência contra o dia mau, contra as portas de toda a opressão que de alguma forma se levantam contra as nossas vidas.
Nossos valores sempre serão de nos unirmos ao mundo espiritual e expressarmos conforme descritos abaixo citado!
“E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o S’nhor D’us, o TodoPoderoso, que era, e que é, e que há de vir. E, quando os animais davam glória, e honra, e ações de graças ao que estava assentado sobre o trono, ao que vive para todo o sempre. Os vinte e quatro anciãos prostravamse diante do que estava assentado sobre o trono, e adoravam o que vive para todo o sempre; e lançavam as suas coroas diante do trono, dizendo: Digno és, S’nhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste
todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas”. Ap.4: 8-11
DECLARAÇÃO DE FÉ
Como servos de Ieshua (Jesus), aceitamos a revelação de D’us, personificado na pessoa do filho (Ha Ben), e por intermédio do próprio Espírito do Eterno Ruach HaKodesh (Espírito o Santo), dada por intermédio das Escrituras do (Antigo e Novo) Testamentos, confessando a fé histórica da pessoa do messias nele apresentada.
Afirmam-se aqui as doutrinas consideradas cruciais para o entendimento da fé e que devem resultar em amor mútuo, serviço missionário e interesse evangelístico global, salvaguardando o princípio de Santidade ao Eterno. Logo deixemos claro a nossa profissão de fé distintamente separada para uma maior clareza em seu pleno entendimento.
Como organização de ensino, adotamos, o “credo bíblico de Deuteronômio no original”, conforme abaixo citado:
Arameu prestes a perecer foi meu pai, e desceu para o Egito, e ali viveu como estrangeiro com pouca gente; e ali veio a ser nação grande, forte e numerosa. Mas os egípcios nos maltrataram, e afligiram, e nos impuseram dura servidão. Clamamos ao S’nhor, D’us de nossos pais; e o S’nhor ouviu a nossa voz e atentou para a nossa angústia, para o nosso trabalho e para a nossa opressão; e o S’nhor nos tirou do Egito com poderosa mão, e com braço estendido, e com grande espanto, e com sinais, e com milagres; e nos trouxe a este lugar e nos deu esta terra, terra que mana leite e mel. Eis que, agora, trago as primícias dos frutos
da terra que tu, ó S’nhor, me deste.
“OUVE, ISRAEL, O S’NHOR, NOSSO D’US É O ÚNICO S’NHOR.” (Dt. 6:4) Este é um dos textos da Torá (AT) mais importantes nos ensinos de Ieshua (Jesus). Fontes antigas sugerem que Deuteronômio 6:4 tenha sido a primeira porção da Bíblia hebraica que Ieshua
(Jesus) memorizou.
De acordo com o Talmud, garotos judeus eram ensinados essa escritura assim que conseguiam falar.
Este texto da lei mosaica contém apenas seis palavras hebraicas:
Shemá Yisrael. É importante notarmos que o Shemá está no quinto livro do Pentateuco, que nos dias de Ieshua (Jesus) era o livro mais circulado e lido. Mas como podemos afirmar isso? Estudiosos apresentam duas razões principais:
1). O Novo Testamento tem mais citações do livro de Deuteronômio que qualquer outro livro de Moisés.
2). Dentre os pergaminhos do Mar Morto (Qumran) foram encontrados mais pergaminhos de Deuteronômio que qualquer outro livro Mosaico.
Mas a importância de Deuteronômio não está limitada à infância de Ieshua (Jesus). Já adulto, no início de seu ministério, Ieshua (Jesus) cita três vezes versos desse livro em resposta as três tentações de HaSatan (Satanás) o opositor (Mateus 4:1-11).
Hoje Deuteronômio 6:4 é mencionado como “Shemá” que significa literalmente “Ouve!”, baseado no verbo imperativo no início do verso. O Shemá é conhecido como o lema da fé de Israel porque declara a singularidade e unicidade de D’us. O Shemá não é só uma oração, mas também uma confissão de fé ou um credo para ser recitado em momentos de angustia, problemas, dificuldades ou guerra.
Quando perguntado sobre o “mandamento mais importante”, Ieshua (Jesus) não contradisse o tema central do judaísmo (ver Mc. 12:28-34; Mt. 22:34-40).
Com 613 estatutos da Torá (positivos e negativos) para escolher, Ieshua (Jesus) citou o Shemá, incluindo o mandamento de amar a D’us; mas Ele também estendeu a definição do “primeiro” e “maior” mandamento incluindo amor ao próximo (Lv. 19:18).
“Ao ouvirem dizer que Ieshua (Jesus) havia deixado os saduceus sem resposta, os fariseus se reuniram. Um deles, perito na lei, o pôs à prova com esta pergunta: “Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?”
Respondeu Ieshua (Jesus): “‘Ame o S’nhor, o seu D’us de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: Ame o seu próximo como a si mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas”. (Mateus 22:34-40).
