Objetivos da Educação Judaica Messiânica
1 A Edificação do Corpo de Messias tendo como parâmetro uma única noiva do cordeiro, e não o Israel físico (Judeus de um lado) e o Israel “espiritual” (gentio como igreja) de outro. Termo este inexistente.
Por: C. Eduardo Oliani
Texto Base: Efessayah – Efésios 4: 7 a 16.
Epístola de Shaul Há Shaliah – (Enviado) Apóstolo Paulo a Igreja em Efessayah Éfeso.
Mas a bondade1 foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom2 do Ungido3. Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons4 aos homens.
Ora, isto ele subiu que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas. E ele mesmo deu uns para enviados5, e outros para profetas, e outros para anunciadores de boas novas, e outros para pastores e mestres6, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo do Ungido7; Até que todos cheguemos à unidade da confiança8, e ao conhecimento do Filho de Elohim9, a homem perfeito, à medida da estatura
completa do Ungido10; Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de Torah11,
pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.
1 Este termo vem do hebraico hesed que significa “bondade, bondade amorosa, misericórdia”. Foi traduzido do grego como “graça”.
2 Aqui o termo hebraico é matat e significa “dádiva, presente, recompensa”. Foi traduzido do grego como “dom”.
3 O termo no original é há Mashiach e significa “O Ungido”. Foi traduzido na Bíblia em inúmeras traduções por Cristo, que é a transliteração da palavra grega “Christós”.
4 Aqui o termo hebraico é matat e significa “dádiva, presente, recompensa”.
Foi traduzido do grego como “dom”.
5 Esta palavra vem do termo hebraico sheliah e significa “enviar, mandar embora, deixar ir”. Esta palavra descreve também o ato de enviar homens numa missão oficial como embaixadores ou representantes. Foi traduzido do grego como “apóstolo”.
6 A palavra no original é moreh com o significado de “Mestre”; “professor, dando um sentido ao mentoreamento de
pessoas ou alunos, conduzir aluno ao estudo”. Foi traduzido do grego como “mestres”.
7 O termo no original é há Mashiach e significa “O Ungido”. Foi traduzido na Bíblia por Cristo, que é a transliteração da palavra grega “Christós”.
8 A palavra utilizada aqui em hebraico é emuna e significa “confirmar, sustentar, estabelecer, ser fiel”. Tal atitude está
ligada à obediência e pressupõe a obediência àquilo que está escrito. Foi traduzida do grego como “confiança”.
9 A palavra Elohim significa “D’us o Criador”. Foi traduzida do grego somente como “Deus”.
10 O termo no original é há Mashiach e significa “O Ungido”. Foi traduzido na Bíblia em inúmeras traduções por Cristo, que é a transliteração da palavra grega “Christós”.
11 A palavra Torah significa “ensino, lei”.
Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, o Ungido12; do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.
Conforme acima citado, a edificação do Corpo (Físico e Espiritual) acontece quando cada um de seus membros
realiza, sob a direção de Ieshua (Jesus), o seu trabalho. E o trabalho de cada um, inclusive o nosso, deve ser realizado
em um ambiente de amor e honestidade, segundo a verdade de nosso S’nhor.
Ademais, o alcance do ministério é integral, pois devemos crescer “em tudo naquele que é o consumador de nossa fé (obediência), em Ieshua”. Nenhuma área da vida humana pode ficar sem o toque de seu manifestar pelo ensino de sua palavra e pelo cumprimento de suas leis em amor, por esse motivo Ele se fez a nossa Torah viva.
O que significa, porém, a edificação do Corpo de Messias? Significa o crescimento de seus membros em direção
à maturidade e obediência, produzindo em nós intimidade. E esse é o tema de que nós abordaremos a seguir.
À luz de Efessayah – Efésios 4: 11 a 14 podemos listar e analisar as principais características da maturidade
física e espiritual de uma congregação, casa de oração ou Eclésia (igreja):
1.1. É uma congregação onde os ministros ou líderes (ordenados e não ordenados) realizam seu trabalho para o
bem de todos (v. 11-12a);
1.2. É uma congregação onde os membros são aperfeiçoados, com vistas a realizarem os seus próprios ministérios.
Em outras palavras, é uma igreja onde todos trabalham para o S’nhor, conforme as dádivas que dele receberam
(v. 12), vejam aqui trabalham para o Eterno e não para uma denominação;
1.3. É uma congregação que está chegando à unidade da fé (obediência) e do pleno conhecimento do Filho de D’us, isto é, uma igreja que cresce no conhecimento teológico e na vivência da fé em D’us. É uma comunidade: igreja
unida e companheira, onde todos se ajuntam, conforme sua capacidade e possibilidade, deixam de serem
meninos e meninas na fé e se tornam adultos no conhecimento (v. 13-14);
1.4. É uma congregação que reflete o caráter de Ieshua em sua vida diária. É, portanto, uma comunidade que possui
as características da vida da pessoa do Messias das quais são; amor, misericórdia, justiça, submissão ao Pai,
encarnação no mundo, trabalho, conforme a Torá nos ensina (v. 14).
E o que vale para a congregação, igreja como um todo, vale para cada um de seus membros individualmente.
Um seguidor do Messias maduro é uma pessoa que possui as quatro características acima. E são na direção delas que
devemos ajudar nossos alunos (as) e nós mesmos a chegarem.
Para isso é que existe este tipo de educação, ainda novo em nosso meio, mas de grande valor espiritual e para
isso é que somos professores e professoras!
Na Epístola de Sha`ul Há Shaliah – Apóstolo Paulo a Igreja em Colossayah – Colossenses 1: 28-29, a ênfase do
servo de Ieshua recai sobre os indivíduos. Através do ensino e aconselhamento, Sha’ul – Paulo realizava seu ministério
a fim de apresentar a D’us, “todo homem perfeito na pessoa do Messias”.
Pensando em sua própria vida espiritual, quais seriam as marcas da perfeição/plenitude em Ieshua? De que
forma você pode contribuir para que todos os alunos de sua classe se tornem “perfeitos em Ieshua”? Uma “dica”: a palavra perfeição, em Colossayah – Colossenses, tem o sentido de completo, inteiro. Ou seja, não é tanto uma perfeição
moral, mas a integridade de uma vida de fé em D’us.
12 O termo no original é há Mashiach e significa “O Ungido”. Foi traduzido na Bíblia em inúmeras traduções por Cristo,
que é a transliteração da palavra grega “Christós”.
2. Educar para o Reino de D’us e a Missão do Tabernáculo do Espírito o Santo, (homens ou Igrejas).
Ieshua não pregou, principalmente, a respeito de si mesmo. O seu anúncio tinha como tema central o Reino do
Eterno de Israel (Marcus – Marcos 1: 14-15).
As parábolas de Ieshua são todas parábolas do Reino, assim como os milagres e libertações de espíritos imundos, dos quais Ieshua os libertava (povo) são sinais do Reino, muito superior e além de nosso entendimento humano e democrático, precisamos entender que Ieshua falava de um Reino (Monarquia).
Tudo o que Ieshua falou e realizou, na terra, o fez para a glória do Pai (Yochanan – João 17:4).
Assim como Ieshua serviu ao Reino (Monarquia) na soberania do Eterno, também a Igreja existe para realizar a
missão do Reino. A Igreja não é o alvo da obra salvífica de D’us.
O alvo é que o Reino de D’us seja estabelecido em nosso meio, em plenitude, sobre toda a criação (1º. Coríntios 15: 22 a 28).
Resumindo os aspectos centrais do sentido teológico dessa expressão é para o Reino de D’us.
Reino de D’us é monárquico e a soberania deste Reino que pertence ao Rei, seja dada glória e a majestade inerente ao Seu ser divino. Soberania indica, principalmente, a ação do Eterno como S’nhor de todas as coisas.
Majestade e glória indicam, principalmente, o caráter do Eterno digno de todo louvor e honra. Educar para o Reino de D’us é educar para a submissão e o serviço ao Rei dos reis;
Reino de D’us é a ação soberana de D’us no mundo, a fim de livrar a humanidade do domínio do pecado, gerando separação entre o homem e o Divino, Santo. Educar para o Reino implica em levar as pessoas a viverem vidas santas e justas. Implica, ainda, em levar as pessoas a se comprometerem com a missão do Reino no mundo assim como Ieshua ensinou a seus discípulos. A Igreja, portanto, constitui-se de súditos do Reino do Eterno.
Conforme Guilyana – Apocalipse 1: 5b-6 somos súditos amados por D’us, e resgatados pela morte de Seu Filho
(Há Ben Elohim). A salvação nos transformou em sacerdotes de D’us Pai, ou seja, somos testemunhas do Reino e
adoradores do Rei.
3. Educar para a reumanização e a integração social.
Texto Base (Efésios 4: 17-24)
Epístola de Sha`ul Há Shaliah – Apóstolo Paulo a Igreja em Efessayah – Éfeso.
E digo isto, e testifico no Adon13, para que não andeis mais como andam também os outros gentios14, na vaidade
da sua mente. Entenebrecidos no entendimento, separados da vida de Elohim15 pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração; os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza. Mas vós não aprendestes assim ao Ungido16; Se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Ieshua17; Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos restaureis18 no espírito da vossa mente; E vos revistais do homem restaurado19, que segundo Elohim20 é criado em verdadeira justiça e santidade.
Uma das consequências básicas do pecado foi à desumanização da humanidade, não confundir com o espírito
humanista, através da maldade nos corações, e a proliferação de atitudes que desagradam o Espírito do Eterno em nosso meio. O ser humano foi criado à imagem e semelhança do Eterno (Gênesis 1: 26-28), logo é como essa imagem
que devemos nos portar.
Com o pecado, porém, essa realidade foi alterada, de forma tal que já não cumprimos mais nosso papel de
representantes de D’us na Terra. O pecado nos afastou de D’us e de Sua vontade, nos tornando pessoas insensíveis a
Sua voz. Da mesma forma, o pecado nos desumanizou, ou seja, agimos uns para com os outros, como “animais”, cada
um buscando apenas o seu próprio bem estar. Como diz um velho ditado, “o homem é o lobo do homem”.
Desumanizados, não cuidamos mais da natureza que D’us nos confiou para dela vivermos. Não cuidamos mais
de nosso próximo somos como Caim contra Abel. Não cuidamos mais de nossa relação com D’us e fomos escravizados ao pecado e a Há Satã (Satanás). A salvação tem por objetivo reverter essa situação de desumanização. Isto é, os
verdadeiros salvos pelo sangue do cordeiro.
Que significa, de forma bem concreta e prática, educar para a humanização? Sugiro algumas características:
3.1. É educar para a prática da justiça e santidade. Justiça significa, basicamente, agir de forma tal que o próximo
se torne melhor a cada dia e mais humano a começar com ele mesmo, aprendendo a se amar, e a se valorizar
como indivíduo, sendo assim mais semelhante à pessoa de Ieshua. Santidade significa, basicamente, viver em
retidão sendo separado do formato que o mundo nos exige que sejamos.
3.2. É educar para a criação de uma comunidade (e sociedade) sem discriminações e preconceitos. Uma comunidade onde Ieshua é amado por todos, pelo fato d’Ele refletir o Eterno e cada pessoa ter o direito de ser autêntica em sua justiça e santidade. É a comunidade da nova humanidade, ou seja, das pessoas que são refeitas por D’us, conforme a imagem de Ieshua, refletindo o Seu caráter. Deixando de serem (ex) alguma coisa e passando a serem adoradores por excelência. Comunidade de pessoas que abandonaram os vícios e maus hábitos do “velho homem”, ou seja, do ser desumanizado pelo pecado.
Que O Eterno reine entre nós e que os objetivos d’Ele se cumpram!
13 A palavra Adon significa “dono, possuidor, senhor”. Foi traduzido do grego como Senhor.
14 O termo no original aqui é goy que significa “nação, povo, como também idólatra”. Este termo fala sobre nações
gentílicas e pessoas não judias do sexo masculino, para o sexo feminino é Goya.
15 A palavra Elohim significa “D’us o Criador”. Foi traduzido do grego como “Deus”.
16 O termo no original é há Mashiach e significa “O Ungido”. Foi traduzido na Bíblia em várias traduções por Cristo, que
é a transliteração da palavra grega “Christós”.
17 Ieshua (…) – Palavra hebraica que significa livramento, segurança; socorro, vitória certa; bem-estar, prosperidade.
Esta palavra tem em sua raiz o termo yashá, que significa ser salvo, ser liberto; hifil: salvar, livrar, conceder vitória, ajudar;
ser (estar) seguro; vingar-se, preservar. Foi traduzido do grego como “Jesus”.
18 Aqui o termo em hebraico é hadasha e significa “renovar, restaurar, reparar”. Foi traduzido do grego como “restaureis”.
19 Aqui o termo em hebraico é hadasha e significa “renovar, restaurar, reparar”. Foi traduzido do grego como “restaurado”.
20 A palavra Elohim significa “D’us o Criador”. Foi traduzido do grego como “Deus”.
